quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Contexto do surgimento do Bitcoin

A crise de 2008 ainda traz debates sobre quais foram suas reais causas. Algumas das apontadas são a falência do Banco Lehman Brothers em setembro de 2008, ocasionada por ganância, desregulamentação do setor financeiro, excessos do bancos são exemplos de causas apontadas.

Isso porque, no final do século XX, os bancos emprestavam dinheiro de forma praticamente indiscriminada, fornecendo empréstimos mesmo para pessoas que claramente não poderiam arcar com seu ressarcimento. As garantias para esses empréstimos eram ativos questionáveis, de pouca liquidez. 

Esse hábito contumaz repetido à exaustão durante anos fez com que a insolvência fosse inevitável. Esse foi o motivo da falência de vários bancos nessa época. E, para conter a sangria bancária, diversos bancos centrais pelo mundo optaram por simplesmente imprimir dinheiro. Obviamente esta expansão monetária, por não ter sido acompanhada de crescimento proporcional do mercado, acaba por se refletir em perda do valor da moeda e inflação

Concomitantemente à essa crise, surge a figura anônima fundadora do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, que propõe um sistema de pagamentos e de dinheiro eletrônico independentes do sistema financeiro tradicional, e, portanto, independente de decisões irresponsáveis dos entes centralizadores desses sistemas.

O Bitcoin combina criptografia, sistemas distribuídos e teoria dos jogos em uma plataforma cujo propósito está além de apenas representar dinheiro eletronicamente. A grande inovação por trás dessa plataforma está no fato de que ele permite que o problema do gasto em duplicidade seja resolvido sem que uma instituição intermediária, “de confiança”, inserida no processo. É uma grande inovação que levou a humanidade a ter uma alternativa em direção à plena liberdade financeira.


Paula Cristina Laun

Gerente de Projetos
Dataprisma Comunicação Interativa - Blumenau

Nenhum comentário: