segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Bandeira da discórdia

A comemoração do aniversário de Blumenau vem fomentando debates acalorados por conta dos números que envolvem a mais visível peça publicitária do momento no município:  a bandeira hasteada na Ponte de Ferro, no Centro da cidade. Apesar de os gastos envolvidos em sua confecção e implantação terem sido levantados dentro da legalidade, através da escolha do orçamento de menor valor, é necessário se questionar se uma bandeira de 420 metros quadrados, feita de material especial e de longa durabilidade, é a forma mais adequada para a comemoração desta data. Entendo que, mais do que respeitar os  limites da legalidade, é necessário avaliar se, de fato, um pedaço de lona de R$ 58 mil é toda a grandeza e pujança necessárias à comemoração da fundação do município de Blumenau.  Engrosso o coro daqueles que discordam veementemente.

A prefeitura informou, em nota oficial, que a ação comemorativa foi tímida, o que induz o leitor a concluir que a verba total destinada ao evento foi pequena. Entretanto, entendemos que gastos publicitários – quaisquer que sejam – apenas se justificam quando trazem um benefício que sobrescreva seus custos. Apesar de o montante gasto parecer relativamente baixo diante dos números praticados em outras comemorações de igual porte, o resultado emocional coletivo por esta, que pode ser resumido a um misto de indignação e revolta, torna a cifra absurdamente cara.

Blumenau tem como grande tradição as ações comemorativas alegres e participativas. Resumir as comemorações do aniversário do município ao hasteamento de uma bandeira, mesmo que grande, visível e dentro dos limites tangíveis da legalidade financeira de trâmites licitatórios, não é algo digno do que a cidade representa em termos culturais para seus cidadãos e Santa Catarina. A meu ver, o coração do blumenauense, que bate ao ritmo das festividades típicas e é posto à prova por drásticas adversidades climáticas, clama por muito mais do que uma simples bandeira estendida.

Nenhum comentário: