terça-feira, 1 de outubro de 2013

O impacto da internet no jornalismo opinativo: Seu alcance e suas consequências

Antes do advento da internet, a centralização da distribuição da informação permitia aos veículos terem pleno controle sobre quais opiniões dos leitores seriam veiculadas. Essa pré-seleção e a morosidade do processo inibiam a participação. Com o surgimento da internet como ferramenta de comunicação direta, o público ficou encorajado a participar mais.

Diante dessas mudanças, como o jornalismo opinativo, originalmente pautado na centralização da informação e no controle da opinião pública, vem sendo afetado?

A INTERNET COMO PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO OPINATIVA

Um dos grandes diferenciais da internet é a interatividade, ou, seja, a participação ativa do receptor em um processo comunicativo. Essa troca de informações resulta na criação de uma inteligência coletiva.
A internet possibilita que pessoas antes limitadas ao papel de receptoras de conteúdo agora possam se tornar emissoras. Os principais canais para isso são os blogs, o Twitter e, mais recentemente, outras redes sociais.

Blog

Inicialmente utilizado como mídia para o autor exprimir suas ideias e opiniões sobre determinado assunto e obter retorno dos leitores, o blog acabou por atrair também os interesse da imprensa. A possibilidade de se veicular diversos formatos de mídia (vídeo, som, imagem) e textos em qualquer tamanho no blog abriu um leque de possibilidades de comunicação muito atraentes.

O blog é uma estrutura tão flexível que pode ter uma classificação mista dentro dos gêneros jornalísticos clássicos, podendo ser notícia jornalística, reportagem jornalística, editorial, carta ao leitor, charge, a depender da intenção de seu autor. Ele pode atuar como mera reprodução de comunicação, atuando aí como clipping, ou ser também ser fonte de conteúdo opinativo de seu autor.

Por outro lado, a credibilidade dos blogs é seu ponto fraco. Os mais conservadores afirmam que alguns blogs publicam informações sem fazer a checagem necessária das fontes.

O Twitter

No Twitter, seus usuários podem retuitar uma notícia opinativa para todos os seus seguidores que, caso também queiram, podem repassar aos seus, e assim por diante. Quanto mais relevante uma informação for, maior é sua viralização no microblog, e maior também é a probabilidade de se obter feedback opinativo dos leitores.

O JORNALISMO OPINATIVO NA WEB

Com a aproximação do público do veículo e sua abertura à contribuição, surge a figura do colaborador. Ele ajuda o conteúdo jornalístico a ser um organismo vivo, formatado de forma comunitária. Mesmo gêneros informativos, como notícias e entrevistas, agora têm canais para opinião via comentários.

O comentário

Dois são os principais canais de veiculação de comentários na web: os blogs e as redes sociais. A prática do comentário jornalístico é forte no ambiente online. Esse gênero, que representa 7% do total de textos analisados, também é o representante do gênero leitura mais encontrado.

Apesar de ser observado grande número de comentários de leitores nos blogs, raramente um comentário vira post de blog, uma vez que é muito raro um comentário ser tão significativo a ponto de merecer um post especial para ele.

No Twitter, o jornalista pode se utilizar de comentários também. Ele pode, por exemplo, alterar uma chamada de matéria a ser publicada em sua timeline, expressando sua opinião, instigando seus seguidores a clicarem na notícia para lê-la e passarem-na adiante.

A resenha

Os jornais com conteúdo cultural opinativo inicialmente apenas transpuseram seu conteúdo para o universo online. Mais tarde começou a surgir um formato de resenha, próprio do meio, menos rígido, denominada “análise compacta”, com foco mais prático. Seu formato pode aparecer, por exemplo, com pontos positivos e negativos listados.

A resenha online é transmidiática, ou seja, pode ter conteúdo de vídeo, som e imagem em sua composição. Ela torna-se um eixo para discussões e complementações colaborativas, produzidas a partir de um conjunto de visões diferentes. O canal preferencial para a formação do conteúdo colaborativo são os fóruns de discussão.

O artigo

O artigo é o formato de texto jornalístico opinativo que mais ganha com o blog, já que sua estrutura é ideal para este tipo de texto. No blog o autor do artigo pode emitir toda a sua opinião de forma livre, sem qualquer interferência da mídia em seu tamanho.

A coluna

Em sites de portais de notícias e outras instituições midiáticas reconhecidas, o gênero coluna é substituído pelo blog. Já em blogs independentes , o termo “coluna” aparece frequentemente como local para a opinião dos seus autores.

A crônica

A crônica mantém espaço garantido nos blogs, embora não seja praticada com freqüência.

A charge

Com a convergência midiática, as tirinhas vêm ganhando cada vez mais espaço. Novas possibilidades de criação e veiculação, através de sites que disponibilizam ferramentas para criação, vêm sendo disponibilizadas.

As tirinhas vêm cada vez mais utilizando o blog como suporte para sua divulgação alguns alguns deles apresentam inovações, como animações, diagramação dinâmica, efeitos sonoros, narrativas multilineares e interatividade em sua divulgação.

O editorial

Na web o gênero editorial é quase ausente. Um dos motivos é o blog, que rompe a fronteira entre a opinião do editor e a do jornalista que, no final, são iguais.

Conclusão

Os gêneros opinativos jornalísticos são todos muito beneficiados pela internet, uma vez ganham com a contribuição do público para sua complementação, comentário ou crítica. Eles, porém, perdem sua rigidez e com isso, parte de sua característica original, ao serem adaptados para o formato web.

O blog aparece com a ferramenta mais importante nesse processo, pois é flexível a ponto de poder contemplar todo tipo de conteúdo, no formato em que for, e abrir área para comunicação em tempo real com o público.

As redes sociais vão no mesmo caminho dos blogs, auxiliando e ampliando as possibilidades de interação com o público, principalmente quando o tipo de conteúdo é o comentário.

Paula Cristina Laun
Gerente de Projetos
Dataprisma Comunicação Interativa - Blumenau

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